sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Motorista Esperto: GNV por GLP

"Dono de carro movido à gás tentou dar de esperto e quis economizar enchendo o botijão de casa em posto BR."

Acidente ocorrido no Posto Cem, de bandeira BR, localizado na BR-116. O motorista colocou um botijão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), escondido no carro, encoberto pelo carpete do carro, e ligou nele a tubulação que deveria estar conectada ao cilindro de gás natural. Com isso, o gás natural foi direcionado para o botijão de GLP (que agüenta uma pressão máxima de 15 atm, enquanto o cilindro próprio para GNV é projetado para receber o gás natural em altas pressões que vão de 180 atm a 220 atm, então ocorreu o rompimento súbito e violento do botijão com deslocamento de ar, sem fogo que destruiu o Gol).

As peças voaram mais de 80m e, graças aos procedimentos de segurança adotados pelo posto, não causou ferimentos a nenhuma das pessoas que estavam próximas ao veículo. O motorista fez a conversão para GNV de seu veículo em oficina credenciada pelo Inmetro em abril deste ano.
Desde então, ele vinha utilizando regularmente o Gol, abastecendo o cilindro em postos de GNV.

Ontem (sábado), por volta das 8h30, ele chegou, como habitualmente, no Posto Cem para fazer o abastecimento. O frentista, treinado para seguir os procedimentos de segurança, solicitou que o motorista saísse do carro e abriu o porta-mala para verificar se o cilindro estava instalado corretamente. Feitos esses procedimentos, iniciou o abastecimento de GNV. Só que o botijão de GLP, escondido no porta-malas do carro, e que estava recebendo o combustível explodiu, por não agüentar a pressão.

Vale ressaltar que o carro ficou quase que totalmente destruído, incluindo o botijão de GLP.
O cilindro de GNV foi o único item que permaneceu intacto (provando sua alta resistência).







Fonte: e-mail e fóruns de internet

Nenhum comentário: